Nos dias atuais, as comunicações com os clientes veem se tornando cada vez mais digitais – isso ocorre, basicamente pela democratização do acesso à internet, o que tornou a sociedade mais “conectada”.

Um dos fatores preponderantes para essa mudança foi o surgimento dos millennials – a geração de jovens nascidos nos anos 80, que preferem a interação pelas Redes Sociais ou WhatsApp.

Importante ressaltar que o relacionamento digital tem uma maior aderência para os serviços de Atendimento ao Cliente, vulgo, SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) –quando estamos falamos de Cobrança, a comunicação via telefone continua a ser extremamente relevante – isso ocorre, pois, a interação humana ainda é primordial para a tomada de decisão em uma negociação com o cliente devedor.

Hoje, 66,85% da base de telefonia móvel é de pré-pagos – e apenas 5% destes, possuem saldo superior a R$ 1,00! – Além disso, muitos destes clientes trocam de chip constantemente, buscando promoções das operadoras (ou fugindo da cobrança). Diante deste cenário, como falar com estes devedores?

Não existe uma resposta exata para essa questão, mas sabendo desta dificuldade, a Sistemas TH criou uma área especializada no desenvolvimento de projetos personalizados, com foco na maximização dos indicadores de localização – essa diversificação se faz necessário, pois uma coisa é localizar clientes da classe A e B, e outra o da base da pirâmide (C, D e E).

Para que os contatos sejam mais efetivos, é possível criar projetos focados no retorno de e-mails validados ou de telefones vinculados, seja às pessoas próximas (parentes com maior grau de parentesco) ou ao endereço onde o devedor reside. Muitos bureaus realizam as buscas de telefones simplesmente pelo CPF – mas se o telefone não estiver vinculado a este documento (e soubermos que ele mora naquele logradouro), a empresa ficará impossibilitada de contato com o cliente (pois telefones não serão retornados).

O mercado de cobrança observa uma melhora de aproximadamente 30% a 40% nos indicadores de conectividade quando da utilização de projetos customizados – além da queda no volume de telefones ruins em sua base de dados, o que potencializa a economia da empresa, seja nos custos de Telecom ou na redução de PAs, que mais atendem ligações ruins que boas.

Fonte: Televendas e Cobrança

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