As festas de final de ano e o período de férias para muitos motivam os gastos excessivos. Nesse sentido, qualquer negócio está sujeito a passar por situações de inadimplência, cujos motivos por trás dos atrasos nos pagamentos vão de emergências à perda de emprego. Observando esse cenário delicado, é essencial saber como cobrar um cliente sem que ele se sinta desconfortável e sem prejudicar a recorrência das vendas. Por isso, além da empresa praticar uma política criteriosa de análise de crédito, é importante cultivar o bom relacionamento com clientes e evitar situações constrangedoras.

Consulte o histórico: atrasar a quitação de uma conta em sete dias é bem diferente do que deixar de fazer o pagamento por três meses. Logo, na hora de efetuar a cobrança, consulte o histórico de relacionamento do consumidor com a empresa para saber como realizar a abordagem com eficácia. Cobrar o cliente que sempre pagou em dia com um tom ríspido na conversa pode ser a porta de saída do consumidor na interação com a empresa. Por isso, a utilização de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, pode ser muito útil para o estabelecimento conhecer o perfil do consumidor e, a partir dessa informação, cobrar de maneira personalizada, o que pode ser desde uma conversa amigável para entender os motivos do atraso até a possibilidade de cobrança do devedor.

Cobrança via SMS: o modo de vida da atualidade é marcado por pessoas cada vez mais conectadas e cheias de tarefas, assim, é comum que muitos se esqueçam de compromissos, como pagar as contas. Diante desse contexto, lembretes de cobrança podem ser muito úteis para lidar com atrasos.

Ficar atento aos horários e às datas: ligações repetitivas e/ou em horários inapropriados, como antes das 9h ou depois das 21h, além de cobranças nos finais de semana, em datas comemorativas ou no dia do aniversário do consumidor, podem ser mal interpretadas. Para evitar esse tipo de constrangimento, estabeleça regras do que é permitido e do que não é.

Descobrir o que causou o atraso no pagamento: tenha em primeiro lugar o relacionamento com o cliente. Antes de cobrá-lo, busque internamente um motivo para a falta de pagamento. Dentre as causas podem estar: falha na entrega do serviço, mercadoria com defeito, desorganização e problemas com o fluxo de caixa. Sabendo a causa do atraso, existem diversas maneiras de abordagem e ele perceberá que você não o está cobrando, mas ajudando-o a resolver o problema. Nesse momento, o cliente percebe a empresa com parceira e a questão do atraso ficará a um passo de ser solucionada.

Seguindo boas práticas de cobrança você prevenirá a inadimplência, cuidando do bom relacionamento com os clientes e evitará as situações constrangedoras – consequentemente, a rentabilidade do seu negócio aumentará. É bom lembrar: esse não será seu último contato com o cliente e cuidar dessa abordagem é essencial!

Fonte: Portal Crédito e Cobrança

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