O crédito é um elemento importante tanto para o desenvolvimento econômico do país quanto para empresas e clientes. No entanto, a recente crise aumentou a cautela de investidores e retraiu a oferta de crédito.

Por isso, os gestores têm buscado formas mais eficientes para realizar a análise de crédito com o intuito de garantir o retorno do investimento que fazem.

Mas qual a importância da análise de crédito e como utilizar esse recurso de forma correta em sua empresa?

Quais são os desafios do crédito em tempos de crise econômica?

O mercado de investimentos e o ciclo econômico do país andam de mãos juntas, de modo que um influencia o outro. Com uma retração de 3,6 no PIB do último ano, é natural que a concessão de recursos financeiros torne-se mais seletiva.

Por exemplo, setores da economia, como o automobilístico, a construção civil e os bens de consumo, tendem a sofrer mais do que outros. Com isso, os gestores de crédito, abastecidos de informações sobre o mercado, direcionam o crédito para setores menos afetados ou reforçam a questão de garantias.

Além disso, diversos outros fatores atenuantes os levam a tomar precauções. Considere o prejuízo decorrente de fraudes em transações financeiras. Somente em 2013, o Brasil acumulou um montante de 2,3 bilhões de perdas em decorrência de golpes.

Em acréscimo, o alto índice de inadimplência faz com que as empresas fiquem receosas para conceder crédito.

Segundo a Conferência Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), são cerca de 58 milhões de negativados no Brasil — 39% dos brasileiros economicamente ativos! E a crise está diretamente ligada a isso, já que a redução do PIB e o desemprego foram os principais catalisadores desse processo.

Em meio a esse cenário, análises de crédito ineficientes acabam afetando o faturamento, a liquidez e o fluxo de caixa. No entanto, as empresas não podem negar as vantagens que o crédito pode trazer aos seus negócios, como veremos a seguir.

Quais são os principais benefícios do crédito para uma empresa? 

Apesar dos desafios, o crédito é fundamental para os gestores, pois se torna uma alavanca ao desenvolvimento das empresas, auxiliando no seu crescimento.

Para muitos empreendimentos, inclusive, o crédito é uma questão de sobrevivência, já que esse recurso passou a ficar intimamente atrelado ao faturamento do negócio e à cultura e tradição construídas por alguns lojistas ao longo do tempo. Muitas empresas até mesmo passaram a ser reconhecidas pela facilidade de crédito que dispunham aos seus clientes.

Não podemos esquecer também que as oportunidades de crédito induzem as pessoas ao consumo, movimentando a economia e gerando vagas de trabalho.

Entretanto, o crédito precisa ser liberado sempre em dosagens corretas. Também é importante não descuidar no que diz respeito à questão das taxas cobradas, que não podem ser demasiadamente elevadas.

A receita de sucesso para a aplicação desse investimento está na correta análise do crédito. Entenda como fazê-lo!

Como executar a análise de crédito de modo correto?

Vejamos algumas das principais práticas de uma análise de crédito eficiente: 

Entenda a diferença entre crédito e financiamento

O primeiro passo é saber distinguir esses dois conceitos.

Identifique o cliente

Agora vamos ao processo propriamente dito. Peça ao cliente os documentos de identificação (CPF e RG) e avalie a autenticidade dos registros. Certifique-se de que a ficha cadastral seja completamente preenchida.

Comprove sua residência

Comprove o endereço informado por meio das contas do cliente, como água, luz e telefone, com no máximo 3 meses de emissão.

Comprove a renda

Esse passo é importante para verificar se o cliente terá condições de pagar pelo crédito. Geralmente, o contracheque é suficiente para comprovar a renda. Caso seja autônomo, o avaliado poderá apresentar outros registros, como:

Consulte os órgãos de proteção ao crédito

O CPF será importante para consultar dados creditícios nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA.

Analise o mercado

Caso seja um crédito concedido a uma pessoa jurídica, avalie o mercado em que a empresa atua e como está o cenário econômico nacional e internacional. Afinal, como vimos, esses são aspectos também afetam a probabilidade de o cliente pagar pelo crédito disponibilizado.

Avalie a gestão do negócio

Novamente referente à pessoa jurídica, analise de que forma a empresa é gerida, já que isso definirá sua saúde financeira para cumprir seu compromisso. Verifique, por exemplo, se o negócio é de família ou se sua gestão tem um nível mais profissional.

Siga os 6 C’s

Em resumo, Gustavo Cerbasi propõe uma metodologia baseada em 6 C’s para analisar o crédito de forma correta. São eles:

Esses princípios levam em consideração o próprio perfil do cliente, a estrutura e a forma como ele gestiona o negócio.

Trace o perfil do cliente

Com todas as informações em mãos, será possível delinear o perfil completo do cliente e, assim, concluir se ele se encaixa no que a empresa exige para liberar o crédito.

Uma análise de crédito realizada com eficiência será essencial para lançar mão do potencial estratégico que esse recurso possui, ao mesmo tempo que garante um retorno satisfatório à empresa.

Fonte: Blog Acordo Certo

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