Sua empresa vem sofrendo para receber montantes de dinheiro dos clientes inadimplentes, que poderiam entrar em seu caixa e movimentar seus negócios? Então, já considerou terceirizar a responsabilidade pelas cobranças dessas dívidas, investindo em escritórios de cobrança?

Geralmente, qualquer empresa — grande ou pequena — que comercialize seus produtos ou serviços no crédito possui um montante em contas a receber. E muitas organizações podem ir à ruína, caso a soma desses valores seja alta e elas não consigam recuperar, ao menos, parte disso.

Contudo, mesmo que as empresas possuam um setor de cobranças, seus funcionários costumam ter muitas outras responsabilidades. Além disso, sabemos que cobrar das pessoas não é tarefa preferida de ninguém!

Diante de tudo isso, no post de hoje veremos se vale a pena, ou não, investir em escritórios de cobrança. Interessado? Então, continue lendo e confira!

As técnicas apropriadas de cobrança

Em primeiro lugar, nem toda empresa tem um setor especializado no ramo de cobrança, ou mesmo profissionais capacitados para isso. Nesse caso, você pode estar realizando a abordagem aos clientes de forma inadequada!

Sabemos que ninguém gosta de ser cobrado, muito menos de uma forma que deixe o cliente inadimplente constrangido. Inclusive, uma abordagem infeliz já pode ser suficiente para que um cliente intencionado a entrar em acordo e quitar sua dívida se torne uma negociação difícil.

Existem também muitos regulamentos e leis que as agências de cobrança devem respeitar. Até porque técnicas de cobrança antiéticas podem levar a processos judiciais caros, que só vão trazer mais danos ao processo.

Por conta disso, pode ser uma ótima ideia deixar essa responsabilidade e risco para uma agência de cobrança que sabe como lidar com os devedores e as leis que os protegem.

Um escritório de cobrança conta com profissionais capazes de se relacionar com um público diversificado de clientes, os quais possuem diferentes dificuldades para quitar suas dívidas. E, assim, conseguem negociar da forma mais adequada, de modo satisfatório para ambas as partes — cliente inadimplente e empresa.

A redução de custos da empresa

Quando uma empresa pensa em contratar outra para fazer por ela algum serviço, pode parecer que ela assumirá um novo gasto. No entanto, não é bem por aí.

Pense: por que investir centenas de milhares em treinamento e espaço físico para ter um setor de cobranças? Afinal, os escritórios especializados possuem anos de experiência na indústria, e sabem como lidar corretamente com as inadimplências.

Logo, contratar um escritório de cobrança ajudará a sua empresa, na verdade, a reduzir os custos, uma vez que não ela precisará mais investir em um setor interno para realizar tal atividade.

O aumento das taxas de negociação e quitação

Outra vantagem de um pessoal terceirizado — integralmente dedicado à cobrança em nome de sua instituição — é o aumento na taxa de sucesso nas negociações e quitação das dívidas dos clientes.

E uma taxa de recebimento das inadimplências aumentada melhora, é claro, o seu balanço e seus resultados financeiros.

A redução no tempo de recebimento

Não tem jeito: ter alguns membros de sua equipe que foquem apenas uma parte do seu tempo em contas inadimplentes ficou no passado. Hoje, terceirizar a cobrança garante uma equipe externa de funcionários que podem dedicar 100% do seu tempo a esses esforços, e obter contas quitadas mais rapidamente.

E os escritórios de cobrança possuem estratégias direcionadas para reduzir o tempo de negociação com os clientes, diminuindo a demora do retorno do dinheiro para os caixas de sua empresa.

Isso porque ter foco e tempo dedicados a um único serviço cria um ciclo mais curto das cobranças, reduzindo também a quantidade de tempo gasto em cada uma dessas contas inadimplentes.

O aumento da produtividade e da receita

De fato, é difícil se concentrar nas operações diárias e marketing da empresa quando você tem que gerenciar suas contas a receber e todos os pagamentos não recebidos. Até porque o serviço de cobrar dos clientes pode ser muito demorado e dispendioso.

Em alguns casos, é possível que se leve dias, ou meses, até que se consiga chegar a uma negociação. Nesse sentido, terceirizar a cobrança pode garantir à sua empresa uma capacidade de dedicar mais tempo, recursos e esforços para alcançar objetivos estratégicos, como:

Em outras palavras, ao terceirizar suas cobranças você pode voltar a fazer o que sua empresa faz de melhor, e aumentar suas receitas por ser mais produtivo e focado em novas fontes de renda.

Os canais de cobrança diversificados, que ajudam na negociação 

Empresas que fazem uma cobrança insistente, ligando para seus clientes de minuto em minuto, podem até atrapalhar suas atividades diárias, tornando suas vidas um verdadeiro inferno! Sem contar que isso não traz resultados melhores.
Por conta disso, algumas empresas do ramo possuem, hoje, canais diversificados de cobrança, tais como:

Tudo isso faz com que o cliente inadimplente se sinta mais à vontade para negociar sua dívida, e também melhora sua experiência para resolver questões tão delicadas.

Escritórios de cobrança profissionalmente treinados

Terceirizando o setor de cobrança, não há mais a necessidade de a sua empresa se concentrar na formação de uma equipe. Afinal, ao contratar o escritório de cobrança certo você pode confiar que seus profissionais estarão dedicados a controlar e reduzir as taxas de inadimplência.

Além disso, tais profissionais — além de um salário-base — costumam receber por comissão, o que depende dos fundos que recolhem. Devido a isso você pode confiar em uma equipe que se esforçará para negociar o máximo de dívidas possíveis, ainda que de forma profissional.

A melhor satisfação do cliente

Por fim, quando os clientes com maior probabilidade de inadimplência são contatados no início do processo de manutenção de contas a receber, essa chamada é mais uma chamada de atendimento do que de cobrança.

Além disso, as empresas podem e melhorar a experiência do cliente e fomentar ativamente sua boa vontade, escolhendo a mensagem certa que ajudará a educá-lo sobre termos de crédito para inadimplentes infrequentes e acidentais.

E este tipo de comunicação sistemática pode revelar e resolver problemas potenciais, antes que eles ocorram!

Enfim, embora possa ser assustadora a ideia de terceirizar uma parte tão importante do seu negócio, os benefícios de contratar escritórios de cobrança, como vimos, podem superar suas expectativas.

Fonte: Blog Acordo Certo

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