A partir desta quarta-feira (5), os brasileiros já podem conhecer gratuitamente seu Serasa Score, pontuação que resulta do relacionamento do consumidor com o mercado. O score, disponível no site www.serasascore.com.br, vai de 0 a 1.000 pontos. Cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores, como pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados. Quanto mais alto o score, maiores são as chances de o cidadão honrar compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao mercado de crédito.

As empresas podem usar a pontuação como uma informação adicional para a tomada de decisão no momento de concessão de financiamentos, além de suas próprias informações para compor sua política de crédito. O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros que são desenvolvidos de acordo com as suas necessidades. O score para o consumidor é uma ferramenta já disseminada nas maiores economias do mundo.

“Esta é uma grande vitória para o consumidor. A informação dará a ele poder, pois permite o controle do seu currículo financeiro”, afirma José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian. “O conhecimento da pontuação, bem como sua evolução ou involução, e o conteúdo educacional oferecido pelo Serasa Score beneficiam significativamente quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus objetivos de consumo, estimulando o cidadão a melhorar seu currículo financeiro e organizar suas contas”, apontou Rossi.

O score é dinâmico e avaliado no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian. A pontuação poderá mudar para melhor se o consumidor limpar o nome, pagar suas contas em dia, mantiver dados cadastrais atualizados e abrir o cadastro positivo na Serasa – mais uma forma de melhorar a precisão do Serasa Score, pois as informações de contas pagas em dia também são computadas na pontuação. Para garantir que somente o próprio consumidor tenha acesso às suas informações, após o cadastro no Serasa Consumidor, será necessário passar por um processo de autenticação.

“O ideal é que o consumidor trate o score da mesma forma como trata o seu histórico profissional, onde os últimos cargos ocupados pelo profissional pesam mais na avaliação do empregador. No Serasa Score, quanto mais tempo você tiver sem negativação, melhor sua pontuação”, enfatiza José Luiz Rossi.

O presidente ressalta que o acesso à pontuação estimulará o consumidor a melhorar seu relacionamento com o crédito. “Ciente de que seu bom comportamento financeiro pode contribuir para a obtenção de crédito e condições de financiamento facilitadas, o cidadão se sentirá mais motivado a manter sua vida financeira em ordem, evitando o super endividamento e contribuindo para a tomada de crédito responsável, que ajuda a garantir e fortalecer o crédito sustentável no país e combater a inadimplência”, afirma José Luiz Rossi.

# Consulta online e gratuita

Com os cartórios de protesto, o consumidor não precisa pagar para consultar se o CNPJ ou CPF foi protestado. Basta acessar o site www.protestosp.com.br ou baixar o aplicativo Consulta Gratuita de Protestos, disponível para sistemas Android e IOS e checar as informações de forma totalmente gratuita.

Os cartórios de protesto, locais onde são lavrados os protestos de títulos e outros documentos de uma dívida, garantem e protegem os direitos e deveres dos consumidores e das empresas, sendo fiscalizados pelo Conselho Nacional de Justiça e Poder Judiciário. Os cartórios disponibilizam a cobrança, lavratura e registro dos protestos e cancelamentos online, de forma rápida e segura. O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, seção São Paulo (IEPTB-SO), representa 476 cartórios de protesto no estado de São Paulo.
Redação Bonde com assessoria de imprensa

Fonte: Bondenews

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