30,2 milhões de brasileiros poderão sacar o dinheiro das contas inativas. Beneficiários poderão utilizar o recurso para renegociar débitos não pagos. No início do ano, havia 59,7 milhões de pessoas com o nome sujo no país.

O dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), liberado pela Caixa Econômica Federal a partir do dia 10 pode ser a ajuda que faltava para o consumidor inadimplente saldar seus débitos em atraso e reconquistar o nome limpo. São 30,2 milhões de trabalhadores com direito aos saques das contas inativas. Em janeiro de 2017, de acordo com estudo da Serasa Experian, o país contabilizava 59,7 milhões de inadimplentes, número recorde para um começo de ano desde 2013, quando a empresa iniciou o levantamento. As dívidas atrasadas desses consumidores somavam a R$ 270 bilhões.

O vice-presidente do SerasaConsumidor, Silvio Frison, explica que é a oportunidade de o consumidor se empoderar e reassumir o controle da vida financeira. “Permitir que as pessoas voltem a ter crédito também é uma forma de resgatar a dignidade delas”.

Segundo o executivo, os trabalhadores com nome sujo devem procurar o credor para negociar o pagamento dos débitos em aberto, com possíveis descontos. “A atividade econômica enfraquecida, com o aumento do desemprego, e o atual modelo de concessão de crédito das empresas, que desconhecem o real nível de endividamento das pessoas contribuíram para o agravamento geral do quadro da inadimplência no país”, diz Frison

Os saques do FGTS estão liberados entre 10 de março e 31 de julho de 2017, de acordo com cronograma estabelecido pela Caixa Econômica Federal e baseado na data de aniversário dos trabalhadores.

Confira dicas dos especialistas da Serasa para o uso FGTS:

# Se você tem dívidas atrasadas 

Faça uma conta realista e veja quanto pode dispor do FGTS para quitar débitos atrasados. Lembre-se: para conquistar a tranquilidade de ter o nome limpo, essa deve ser a prioridade.

Não se empolgue ao receber o dinheiro. Muitas vezes os apelos de consumo podem tentar desviar sua meta de pagar dívidas, mas mantenha-se firme.

Caso não seja possível quitar todas as contas atrasadas com o dinheiro sacado do fundo, opte pelo pagamento daquelas que têm juros maiores, como cartão de crédito e cheque especial, por exemplo.

Procure seus credores e mostre sua disposição em quitar os débitos em aberto.

Ao renegociar, seja sincero e só aceite uma proposta que caiba em seu orçamento.

Se achar necessário, peça ajuda a alguém confiável, como parentes ou amigos. A presença de outra pessoa no momento da renegociação ajuda a dar segurança na hora de avaliar, de forma mais racional, ajudando a definir quanto pagar, se a proposta do credor é boa e se é possível honrar o pagamento.

Enquanto estiver pagando as dívidas negociadas, controle seus gastos e, se possível, tente reduzir despesas.

Fonte: Serasa Consumidor

Deixe uma resposta