Você já parou para pensar que o seu índice de endividamento pode prejudicar o seu negócio? Temos algumas dicas para que isso não aconteça.

Muitas empresas confundem o grau de endividamento de seu negócio com os investimentos que devem fazer para poderem crescer.

Acontece, que muitas vezes, para viabilizar o crescimento e/ou expansão de um negócio é preciso recorrer a empréstimos e financiamentos.

Assim, no final do dia uma empresa pode acabar se endividando mais do que deveria para tentar alcançar índices de crescimento impressionantes.

Se você sabe o nível de endividamento que o seu negócio pode suportar, você pode evitar que isso aconteça e garantir a sua liquidez.

Quando você não prejudica a sua liquidez, pode operar em sua margem de segurança e evitar surpresas ao longo do seu negócio, uma vez que, está preparado para lidar com pequenos contratempos.

Mas, afinal de contas, como chegar a esse nível de endividamento que não comprometa a saúde financeira de seu negócio, seu fluxo de caixa, e seus planos de crescimento?

O primeiro índice que devemos conhecer é a liquidez. A liquidez não é nada mais do que a divisão entre os ativos circulantes, sobre os passivos circulantes. Quanto maior for essa relação, melhor para a empresa.

Ou seja, sempre é melhor ter mais ativos do que passivos circulantes, para que a sua empresa não opere no prejuízo.

A liquidez vai indicar o que a sua empresa tem para receber no curto prazo em relação a cada real que deve no mesmo período. Obviamente, quanto maior, maior a liquidez em que a sua empresa opera.

Já o endividamento é medido pela divisão entre passivo e ativo multiplicado por 100. Assim você terá o seu índice de endividamento em percentual.

Segundo a teoria do Pecking Order, não há um nível de endividamento ideal. De qualquer forma, seguindo o raciocínio lógico, as empresas com alta lucratividade naturalmente terão um menor nível de endividamento em relação àquelas menos lucrativas.

As empresas podem usar 5 diferentes abordagens para determinar a composição de capital próprio e de terceiros:

Mesmo não havendo um índice exato sobre o endividamento de uma empresa, quanto mais próximo dos 30% de endividamento uma empresa puder operar, melhor.

Mas, como fazer para identificar uma empresa endividada? Existem 3 indicadores que podemos utilizar para analisar o nível de endividamento de uma empresa.

Agora que você já sabe avaliar e chegar ao nível de endividamento da sua empresa, comece, a partir de hoje, a fazer o seu nível de endividamento diminuir cada vez mais.

O próximo passo é colocar em prática esses índices na administração financeira de sua empresa, e cuidar da saúde de sua empresa, uma vez que uma empresa sem liquidez corre sérios riscos.

Fonte: Televendas e Cobrança 

Deixe uma resposta