Ano novo, vida nova: esse é o desejo de muitas pessoas para 2017. Com isso, nascem promessas de exercitar-se mais, de mudar de emprego e de colocar as contas em dia.

Se você faz parte do grupo de brasileiros que começaram o novo ano cheios de dívidas contraídas em 2016, o post de hoje irá te ajudar. Separamos algumas dicas para acertar suas contas nos próximos meses e sair das dívidas em 2017. Continue a leitura!

1 Estabeleça metas

Antes de mais nada, defina o quanto você quer economizar por mês e quando pagará suas dívidas. Se você tiver uma meta bem definida para perseguir, terá mais motivação para buscar seu objetivo.

2 Faça um plano 

Agora que você já definiu seu objetivo, é hora de desenhar uma estratégia para alcançá-lo. Este é o momento de pensar em quais pontos do seu orçamento você economizará, quais contas cortará e quais caminhos pode percorrer para obter rendas extras.

3 Corte gastos não essenciais 

É necessário revisar todas as suas contas, do cafezinho à TV a cabo. Você está endividado e, infelizmente, deve se limitar a gastos essenciais, como contas básicas e alimentação.

4 Repense seu estilo de vida

Se a sua dívida for grande, você terá que fazer cortes mais drásticos. É hora de pensar em vender seu carro e até mesmo em se mudar para um apartamento menor e economizar o aluguel. Afinal, de nada adianta cortar apenas o cafezinho: é preciso revisar o seu padrão de vida para encaixá-lo na sua renda atual, de forma que você consiga ter dinheiro para pagar as dívidas anteriores sem contrair novas.

5 Envolva sua família

Não adiante você cortar gastos se os outros membros da família continuarem a estourar o limite do cartão de crédito. Todos precisam se engajar para atingir a meta de sair das dívidas! Converse abertamente com sua família e divida nossas dicas com eles.

6 Use planilhas financeiras

Para conseguir seguir o seu plano, é essencial que você tenha controle total do seu orçamento. Para isso, crie uma planilha financeira para saber exatamente quanto dinheiro você tem, quanto e onde você gasta e, no final do mês, quanto falta ou sobra.

7 Negocie suas dívidas 

Os bancos costumam dar descontos para os devedores que desejam pagar sua conta. Tente negociar e reduzir ao máximo a sua dívida.

8 Busque crédito mais barato

Existem linhas de crédito com juros muito maiores do que outras. O cheque especial, por exemplo, encerrou dezembro de 2016 com uma taxa de 314,51% ao ano, a maior já registrada desde março de 1999. Portanto, você pode contratar empréstimos com condições melhores. O GuiaBolso recentemente lançou uma plataforma de empréstimos onde é possível contratar ofertas de diferentes lugares de forma transparente. Você já fica sabendo previamente o valor das taxa de juros e das parcelas. Com o dinheiro em mãos, tente quitar as dívidas com taxas de juros maiores primeiro.

9 Procure uma renda extra

Além de cortar gastos, outra forma de sair das dívidas é aumentar sua renda. Existem várias alternativas para aumentar seu rendimento, como produzir algo para vender e buscar trabalhos além do expediente, como motorista de Uber.

10 Mantenha a Vigilância

Se você conseguir implementar todas os passos anteriores e sair das dívidas, nada de relaxar e voltar a gastar descontroladamente! Continue com a disciplina e mantenha um controle constante das suas finanças, planejando os gastos para alcançar cada sonho.

Viu só? O caminho para livrar-se das contas é difícil mas, com nossas dicas, é possível sair das dívidas em 2017! E então, pronto para colocar a mão na massa? Tem outras sugestões ou dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente.

Fonte: Guiabolso

Deixe uma resposta