Quando as cobranças começam a chegar, a cabeça fica atordoada, procurando uma forma rápida de se livrar das dívidas. No Brasil, mais de 50 milhões de pessoas estão nessa situação, com os CPFs negativados. Devido às dívidas e restrições comerciais ou de crédito, não só a vida pessoal, mas também o desempenho profissional passa a ser radicalmente afetado.

Um levantamento realizado pela Blue Numbers, consultoria empresarial de pequenas e médias empresas, revela que profissionais endividados chegam a perder até 1 hora por dia no telefone ou enviando e respondendo e-mails na tentativa de resolver esses problemas. Para os especialistas em gestão de empresas, uma pessoa angustiada por não conseguir pagar uma conta, com crédito bloqueado no banco e cheques sendo devolvidos, perde muito em produtividade. Sem contar as cobranças, por telefone ou presenciais, que acabam tomando o tempo precioso e levando os profissionais a resolverem esses problemas em dia útil e horário comercial.

Agravamento

Com o agravamento da crise econômica no país, acentuada principalmente nos últimos três anos, os problemas relacionados à queda da produtividade no trabalho têm se tornado mais evidentes, apontam os especialistas.

Estatísticas do Banco Central sinalizam que, nos últimos cinco anos, o número de brasileiros com dívidas superiores a R$ 5 mil passou de 10 milhões para 23 milhões. “Nesse grupo de negativados, temos tanto pessoas desempregadas quanto ainda em atividade”, reforça Márcio.

Misturar vida profissional com a pessoal pode ameaçar o emprego

As empresas de pequeno a grande porte já aprenderam que o profissional com menos problemas pessoais tende a render mais no trabalho. Mas, quando a perturbação é o alto grau de endividamento, o que fazer para não afetar as funções no trabalho?

É importante o profissional criar um cronograma, uma rotina de trabalho com todas as tarefas do dia a serem realizadas.

O funcionário precisa administrar suas próprias finanças, fora do ambiente profissional, para não perder o emprego. Por isso, para tornar o trabalho mais produtivo, é fundamental que a pessoa crie o hábito de fazer em casa seus planejamentos financeiros e conversar sobre o problema.

Fonte: Gazeta online

Deixe uma resposta