O atual momento econômico do país afeta a geração de caixa das empresas, que observam queda nas vendas e atrasos nos pagamentos de clientes. Neste contexto, um eficiente gerenciamento do processo de concessão e recuperação de créditos é fundamental para a manter a saúde financeira da empresa. Para Ana Luiza Milan, em momentos de crise o empresário tende a manter vendas a todo custo. A especialista destaca, ainda, que o empresário não deve perder o foco em vendas, mas deve dedicar grande atenção a qualidade delas. O efeito direto de vendas com baixa qualidade é um alto índice de inadimplência. Para lidar com o cliente inadimplente durante o processo de cobrança, Ana destaca alguns pontos importantes que devem ser observados:

Recuperar dívidas não é, e não pode ser uma vingança de quem concedeu o crédito

Podemos sentir uma sensação de frustração muito grande quanto vendemos um produto ou serviço e não recebemos por isso, porém precisamos considerar que na maioria dos casos o cliente não fica inadimplente por que quer. Ainda, é possível que o cliente esteja passando por um momento difícil de sua vida. Todos sabemos de nossas obrigações, por isso muitas vezes só é preciso lembrar de forma amigável o cliente devedor que há um título em aberto.

 

Não faça você mesmo

Cobrar um cliente é normalmente algo constrangedor para ambos os lados, então para não passar por isso, coloque um terceiro para realizar esta função. O terceiro facilita inclusive o sucesso na recuperação. Antes podia ser muito caro para terceirizar este tipo de serviço, porém com as novas ferramentas on-line, como o próprio Aliado, além de barato, é muito fácil.

 

Há casos onde a cobrança amigável (não judicial) não resolverá o problema

Se a falta de pagamento vier da insatisfação do cliente com o produto ou serviço adquirido, dificilmente uma cobrança extrajudicial trará resultados positivos. Neste caso é importante buscar um acordo com o cliente ou uma solução judicial, que muitas vezes não compensa devido aos custos envolvidos.

 

Muitas vezes a solução não é imediata

O resultado da recuperação de créditos amigável vem do processo constante da cobrança. A cobrança não deve ser exagerada, porém não deve parar. É comum às empresas possuírem uma carteira de clientes inadimplentes, esta carteira deve ser cobrada constantemente.

 

Você provavelmente está competindo com outros credores

Se o seu cliente está devendo para mais alguém, você não será o único a cobrá-lo, e, certamente quem não cobrar ou for indelicado na hora de fazer isso, perderá “posições” na fila de qual credor será pago. Lembrando que quem cobrar primeiro, receberá primeiro.

 

Fonte: Revista Exame

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